Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Núcleo Negra divulga ações.Projetos foram apresentados ao secretário da Seduc
Núcleo Negra divulga ações.Projetos foram apresentados ao secretário da Seduc
01/10/2007 15:41:26
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade(Negra) da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat)desenvolve desde maio o projeto de extensão “Diversidade Racial na escola: implementando a Lei 10.639/03”.

Realizado pelo convênio entre a universidade e Secretaria de Ensino Superior do Ministério de Educação (Mec), o projeto visa a formação continuada de professores na temática Relações Raciais no contexto escolar e o incentivo ao cumprimento da Lei Federal 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação básica.

Em Cáceres cerca de 60 professores das redes públicas municipal e estadual participam do projeto que teve entre suas ações a realização do Seminário Políticas Afirmativas: democratizando o acesso ao Ensino Superior.Concretizado entre os dias 17 e 18 de setembro, o evento envolveu 40 professores de 17 escolas que ingressam o projeto além de representantes dos movimentos sociais e acadêmicos da Unemat .

Na programação mesas-redondas versaram sobre o processo de construção das políticas afirmativas na Unemat desde as primeiras ações que contribuíram para implantação das cotas, a participação da sociedade civil nesse processo e outras ações desenvolvidas pela universidade como o projeto de extensão “Por um futuro negro”

O projeto Diversidade Racial na escola foi uma das ações apresentadas pelo núcleo ao secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.Realizada no último dia 20 em Cuiabá, a audiência envolveu além dos docentes da Unemat Jacqueline da Silva Costa ,coordenadora do Negra e mestre em Educação, e Paulo Alberto dos Santos Vieira, doutorando em Ciências Sociais,a gerente da pasta Relações Raciais e Meio Ambiente/Seduc e mestre em Educação, Ângela Maria dos Santos.

De acordo com a coordenadora do Negra, o objetivo do encontro foi o de estreitar os laços entre as instituições. Entre os assuntos tratados no encontro estava a parceria com a Seduc na realização de projetos como o seminário do Negra , marcado para novembro e que visa aprimoramento das Ações Afirmativas para negros e experiências de aplicabilidade da Lei 10.639/03 , bem como para a concretização da coletânea sobre Relações Raciais que reunirá a produção de 36 autores negros e negras do estado.

A proximidade entre o secretário e o governo federal também motivou o pedido do núcleo para que ele seja o interlocutor na negociação junto a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(Seppir),instância federal, e junto ao estado na implementação da turma especial de agronomia direcionado para comunidades negras tradicionais em Vila Bela da Santíssima Trindade. O projeto já foi encaminhado pelo núcleo para a Seppir.

O momento também foi propício para apresentações de outras ações afirmativas desenvolvidas pela universidade. “A audiência com Secretário é uma agenda de ações que o Núcleo tem desenvolvido no sentido de fortalecer e de demonstrar o nosso compromisso para com a população negra, sobretudo no que diz respeito a garantia de acesso destes no ensino superior”, disse a coordenadora do Negra, Jackeline da Silva Costa. Além da pauta do Negra na audiências foram tratados assuntos referentes ao Conselho Estadual do Negro)

Por:Elaine Tortorelli / Coordecom- Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada